domingo, 6 de março de 2011
ORGANOGRAMAS E DIAGRAMAS DE BLOCO
domingo, 15 de agosto de 2010
LOGICA DE PROGRAMAÇÃO
EVENTO ONMOUSEOVER
Os eventos são a maneira que temos em Javascript de controlar as ações dos visitantes e definir um comportamento da página quando se produzam. Quando um usuário visita uma página web e interage com ela se produzem os eventos e com Javascript podemos definir o que queremos que ocorra quando se produzam.
Com Javascript podemos definir o que acontece quando se produz um evento como poderia ser que um usuário clique sobre um botão, edite um campo de texto ou abandone a página.
Como se define um evento
Para definir as ações que queremos realizar ao produzir um evento utilizamos os manipuladores de eventos. Existem muitos tipos de manipuladores de eventos, para muitos tipos de ações do usuário. O manipulador de eventos se coloca na etiqueta HTML do elemento da página que queremos que responda às ações do usuário.
Evento ONMOUSEOVER é ativado quando o cursor passa por cima (sem clicar) de um link ou de uma imagem.
Este evento é bastante prático, por exemplo, para inserir explicações na barra de status ou mesmo como uma pequena janela tipo info-objeto.
O exemplo abaixo otiliza esse evento para mudar a cor de fundo da página ao passar o mouse no link.
Caso não esteja conseguindo ler baixe o arquivo.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
DIAGRAMA DE BLOCO
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
TESTE SEU RACIOCINIO.
Como jogar:
As regras são as seguintes:
1 - Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco
2 - A mãe não pode ficar sozinha com os filhos
3 - O pai não pode ficar sozinho com as filhas
4 - O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família
5 - O barco só pode transportar 2 pessoas por vez
6 - Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar
Clique nos bonequinhos para colocá-los dentro do barco e depois na alavanca vermelha para atravessar...
Teste seu raciocinio
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
JAVASCRIPT O QUE É?
Validação de formulários no lado cliente (programa navegador);
Interação com a página. Assim, foi feita como uma linguagem de script. Javascript tem sintaxe semelhante à do Java, mas é totalmente diferente no conceito e no uso.
Oferece tipagem dinâmica - tipos de variáveis não são definidos;
É interpretada, ao invés de compilada;
Possui ótimas ferramentas padrão para listagens (como as linguagens de script, de modo geral);
Oferece bom suporte a expressões regulares (característica também comum a linguagens de script).
Sua união com o CSS é conhecida como DHTML. Usando o Javascript, é possível modificar dinamicamente os estilos dos elementos da página em HTML.
Dada sua enorme versatilidade e utilidade ao lidar com ambientes em árvore (como um documento HTML), foi criado a partir desta linguagem um padrão ECMA, o ECMA-262, também conhecido como ECMAScript. Este padrão é seguido, por exemplo, pela linguagem ActionScript da Adobe(Antigamente Macromedia, porém a empresa foi vendida à Adobe).
Além de uso em navegadores processando páginas HTML dinâmicas, o JavaScript é hoje usado também na construção do navegador Mozilla, o qual oferece para a criação de sistemas GUI todo um conjunto de ferramentas (em sua versão normal como navegador, sem a necessidade de nenhum software adicional), que incluem (e não apenas) um interpretador de Javascript, um comunicador Javascript <-> C++ e um interpretador de XUL, linguagem criada para definir a interface gráfica de aplicações.
O uso de JavaScript em páginas XHTML, pelo padrão W3C, deve ser informado ao navegador da seguinte forma:
No próximo Post veremos como iniciar nossa programação com JavaScript
terça-feira, 2 de setembro de 2008
DEFININDO - LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas
definidas para a realização ou emprego de algo”.
Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação
elementar a executar.
Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso
é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.
Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática
uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc...
É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se
pode descascar as batatas depois de fritá-las.
Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o
resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.
Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou
emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar
a executar.
Algoritmo
tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão
cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua
definição, devem ser claras e precisas.
Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição,
multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os
manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por
exemplo, gravar um evento.
Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:
“Fazer um Miojo”.
· Pegar o miojo
· Retirar da embalagem
· colocar na panela com água fervente
· cozinhar por 3 minutos
Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de
computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e
executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação
rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida
real.
Como fazer um link para pessoa se inscrever no seu Canal do Youtube
O Youtube não é apenas um repositório de vídeos pessoais, mas uma versão mil vezes melhorada da televisão. Se você é um influenciador digi...
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Mesmo na programação é necessário documentar e desenhar o sistema para depois introduzir as informações no computador. Este é um conceito ut...
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Aprenderemos como retirar sublinhado, inserir, mudar cor do link, inserir uma cor de plano de fundo, bordas etc. Você verá como essas opçõ...