domingo, 5 de junho de 2011

Curso de PHP Grátis

Olá alunos e amigos DigitalMax! Seja bem-vindo a nosso Blog e em especial a este curso de PHP grátis e online! Nosso propósito aqui é ensiná-lo os conceitos básicos desta linguagem de forma que você possa vir a desenvolver sistemas em php (ou aplicações Web) tais com portais, sites, lojas virtual e outras.
O PHP é hoje a linguagem de programação Web mais popular em todo o mundo. Mais de 25 milhões de sites na Internet utilizam esta tecnologia, conforme dados do site oficial -
PHP.net. A popularidade do PHP não deve-se apenas ao fato de ser grátis mas também por ser uma linguagem extremamente flexível e eficiente. PHP pode ser utilizado tanto para criar aplicações simples para sites como controle de cores e fontes quanto para desenvolver sistemas complexos como um aplicativo de logística, controle de estoque, finanças e até mesmo um ERP completo.

Neste curso, você aprenderá como instalar o PHP e montar seu ambiente de trabalho, como manipular variáveis, estruturas de controle, trabalhar com banco de dados.

Histórico

A linguagem surgiu por volta de 1994, como um pacote de programas CGI criados por Rasmus Lerdof, com o nome Personal Home Page Tools, para substituir um conjunto de scripts Perl que ele usava no desenvolvimento de sua página pessoal. Em 1997 foi lançado o novo pacote da linguagem com o nome de PHP/FI, trazendo a ferramenta Forms Interpreter, um interpretador de comandos SQL.

Mais tarde, Zeev Suraski desenvolveu o analisador do PHP 3 que contava com o primeiro recurso de orientação a objetos, que dava poder de alcançar alguns pacotes, tinha herança e dava aos desenvolvedores somente a possibilidade de implementar propriedades e métodos.

Pouco depois, Zeev e Andi Gutmans, escreveram o PHP 4, abandonando por completo o PHP 3, dando mais poder à máquina da linguagem e maior número de recursos de orientação a objetos. O problema sério que apresentou o PHP 4 foi a criação de cópias de objetos, pois a linguagem ainda não trabalhava com apontadores ou handlers, como é a linguagem
Java.

O problema fora resolvido na versão atual do PHP, a versão 5, que já trabalha com handlers. Caso se copie um objeto, na verdade copiaremos um apontador, pois, caso haja alguma mudança na versão original do objeto, todas as outras também sofrem a alteração, o que não acontecia na PHP 4.

Trata-se de uma linguagem extremamente modularizada, o que a torna ideal para instalação e uso em servidores web. Diversos módulos são criados no repositório de extensões PECL (PHP Extension Community Library) e alguns destes módulos são introduzidos como padrão em novas versões da linguagem. É muito parecida, em tipos de dados, sintaxe e mesmo funções, com a linguagem
C e com a C++. Pode ser, dependendo da configuração do servidor, embarcada no código HTML. Existem versões do PHP disponíveis para os seguintes sistemas operacionais: Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS, OS/2, AS/400, Novell Netware, RISC OS, IRIX e Solaris.

A Wikipédia funciona sobre um software inteiramente escrito em PHP, usando bases de dados
MySQL: o MediaWiki.

Construir uma página dinâmica baseada em bases de dados é simples com PHP, (em parte, vale lembrar), este provê suporte a um grande número de bases de dados: Oracle, Sybase,
PostgreSQL, InterBase, MySQL, SQLite, MSSQL, Firebird, etc., podendo abstrair o banco com a biblioteca ADOdb, entre outras.

PHP tem suporte aos protocolos: IMAP, SNMP, NNTP, POP3, HTTP, LDAP, XML-RPC, SOAP. É possível abrir sockets e interagir com outros protocolos. E as bibliotecas de terceiros expandem ainda mais estas funcionalidades.

Existem iniciativas para utilizar o PHP como linguagem de programação de sistemas fixos. A mais notável é a PHP-GTK. Trata-se de um conjunto do PHP com a biblioteca GTK, portada do
C++, fazendo assim softwares inter-operacionais entre Windows e Linux. Na prática, essa extensão tem sido muito pouco utilizada para projetos reais.

VANTAGENS DO PHP

O PHP é multiplataforma, podendo ser usado na maioria dos Sistemas Operacionais, OpenSource, e diferente de scripts como o JavaScript, ele roda no servidor, que alias é suportado pela maioria dos servidores WEB que existem hoje no mercado como o Apache, IIS, PWS, etc. O cliente recebe apenas os resultado dos scripts, que são interpretados no servidor, não tendo acesso ao código. Muito simples de se aprender e trabalhar, o PHP atende desde os mais experientes desenvolvedores quanto os iniciantes na área.

OK, com isso iniciamos com uma introdução nosso curso PHP que será postado todas as terças, quintas e sábados, acompanhe e aguarde em breve CURSO PHP na unidade DigitalMax Santos.

Nenhum comentário:

Como fazer um link para pessoa se inscrever no seu Canal do Youtube

  O Youtube não é apenas um repositório de vídeos pessoais, mas uma versão mil vezes melhorada da televisão. Se você é um influenciador digi...